O eSocial e a Saúde e Segurança do Trabalho

Por: eSocial

10/11/2017

O eSocial é o sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e é através dele que os empregadores passarão a se comunicar com o governo de forma unificada.

Seu formato simplificará a prestação de informações ao governo e sua implantação visa também a garantia aos direitos do trabalhador além de racionalizar o cumprimento de obrigações, eliminando a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas.

As organizações poderão substituir algumas prestações de informações ao governo por um único informativo, como por exemplo: CAGED, RAIS, CAT, PPP, DIRF, MANAD, GRF, GPS. 

Existem alguns eventos destinados exclusivamente a informações de Saúde e Segurança do Trabalho que serão obrigatórios seis meses após o início da vigência do eSocial.

Mesmo não exigidos inicialmente, é fundamental que as empresas se antecipem e se adequem as informações exigidas. Nem sempre a empresa contábil (e a própria empresa) possuem as informações exigidas, sendo necessário entrar em contato com empresas que atuam na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), providenciando os respectivos laudos conforme exigidos na legislação.

A DTMSEG desenvolve toda a documentação necessária nas áreas de SST para atender essa demanda, levando tranquilidade as empresas que tem pela frente esse grande desafio.

Gostou dos nossos serviços? Entre em contato