Mudança importante no Seguro Desemprego

Por: RH

28/11/2018

Desde o dia 21 de novembro de 2018, assim que o Trabalhador receber a documentação para encaminhar o Seguro-Desemprego, poderá fazer o pedido imediatamente pela Internet, por onde ele já irá preencher o formulário que hoje é respondido no Sine.

 

O prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar a partir deste momento.

 

O Trabalhador ainda precisará comparecer a uma agência do Sine pessoalmente (procedimento necessário para evitar fraudes). Mas o atendimento deve ser mais rápido já que a parte mais demorada dos atendimentos presenciais é o preenchimento cadastral que já terá sido feito pelo computador.

 

Como vai funcionar

 

  • Para ter acesso aos serviços do Emprega Brasil, a primeira coisa que o trabalhador precisa fazer é se cadastrar no site:

 

  • Ao clicar em “Cadastrar” abrirá a tela do cidadão.br, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site:

 

Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”).

 

Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral.

 

Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas.

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